quinta-feira, 24 de junho de 2010

Análise do texto: Paixão Nacional

Ao início do trimestre, o tema que seria trabalhado foi apresentado em aula, e ele seria Futebol, a Paixão Nacional.
Trabalhamos um texto, cujos comentários foram feitos depois.
Texto: Paixao Nacional
Segue então a minha analíse com os comentários.

O texto traz informações de como o futebol teria chegado ao Brasil e tornado-se essa grande paixão de praticamente todos os habitantes do país. Baseado na tese de Leonardo Affonso de Miranda Pereira, dados históricos são combinados com estudos e pesquisas para apontar como tudo começou.
A tese do autor derruba a teoria que dizia que o futebol era praticado apenas pela elite. Segundo Pereira vários clubes existiam na época, formados por operários. Essa popularização deve-se à facilidade da sua prática e do baixo custo, tornando-se assim um esporte acessível. Outro ponto importante para a popularização é que o futebol estava sempre associado à diversão, já que muitas pessoas na época combinavam futebol e carnaval, o que garantia diversão certa para o público.
Se tudo isso não bastasse, em 1934, o primeiro negro a jogar uma copa do mundo foi convocado pelo Brasil. Aquele era Leônidas da Silva. A partir deste momento, a participação de negros e afro-descendentes nos campos oficiais, que antes era vista como ruim e prejudicial pela elite, passa a ser considarada como vantajosa.
É então em 1938 que concretiza-se a ideia de que o Brasil joga um futebol bonito, com ginga, malícia e malandragem. Todos os elementos que envolvem a criação do futebol no país e sua prática atualmente fazem com que a cada dia as pessoas fiquem ainda mais ligadas ao futebol e aos seus clubes do coração. Essa paixão pelo esporte só aumenta a cada dia e a prova disso é a motivação que o país inteiro tem, junto a união com todos, na época da Copa do Mundo África 2010!


Nenhum comentário:

Postar um comentário