quinta-feira, 24 de junho de 2010

Seleções Sul-Americanas dominam a Copa 2010



A Copa do Mundo começou e apresentou ao mundo a evolução do futebol dos países Sul-Americanos, ou seria a má época vivida pelo futebol europeu? Enfim, só o que pode-se saber é que a campanha dos países Sul-Americanos vem sendo de encher os olhos dos espectadores. Até mesmo seleções que não eram favoritas em seus grupos (casos de Uruguai, Paraguai e Chile) conseguiram resultados muito satisfatórios até a essa altura na copa.
Em contra partida, as grandes potências europeias não conseguem fazer a mesma campanha, caso de Inglaterra e Alemanha, que passaram mas não convenceram, Espanha, que corre sério risco de ficar de fora da fase Oitavas-de-final, e da Itália e França, que conseguiram ser os primeiros finalistas de uma copa do mundo a ser desclassificados na primeira fase da edição seguinte (ambas foram finalistas da copa de 2006).
Com um olhar mais crítico temo que uma crise aconteça no futebol europeu, já que muitos jogadores de seus times são estrangeiros, sendo sua maioria, justamente, sul-americanos, principalmente argentinos e brasileiros (que na copa da África são apontados como favoritos). Esse fato fez com que o npivel do futebol de seus países, principalmente a base, caísse inacreditavelmente. O reflexo disso veio na copa. Já o futebol sul-americano aproveitou da sua grande participação nos campeonatos europeus e dominam seus grupos.
Vivemos uma nova fase no futebol mundial, e me arrisco a dizer que a grande potência mundial não é mais a Europa, mas sim a América em geral, tendo em vista que México e E.U.A. também fazem grandes campanhas nessa copa. Resta saber se os Europeus reagirão, ou teremos uma final de "Copa América" na África, o que não acontece desde 1950, entre Brasil e Uruguai. Muitos apostam nesse acontecimento, e poucos se mexem para mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário